A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro Santa Marta, localizado em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, promoveu nesta sexta-feira (24/2) um encontro musical entre dezoito integrantes da Orquestra Infanto-Juvenil das Comunidades Pacificadas e duas violinistas americanas.
As crianças, que fazem parte do Projeto Social pela Música, voltado para o ensino de música clássica em áreas que contam com UPPs, assistiram à apresentação das irmãs Vanessa e Verônica Cedillo. Radicadas nos EUA, elas percorrem os principais países da América do Sul apresentando solos de violino para crianças e adultos de comunidades carentes. As irmãs já estiveram em cidades de Chile, Argentina, Uruguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.
- Estamos interessadas em dar concertos gratuitos para as crianças das comunidades. Nosso repertório tem estilosdiferentes, incluindo mariachi, clássico, tango, gypsy e pop, para promover a diversidade da arte e da música sem fronteiras. Esperamos que os nossos concertos inspirem novas gerações e pretendemos com isso enviar uma mensagem de paz, harmonia e amor através da música – disse a violinista Verônica Cedillo.
Segundo o subcomandante da UPP Santa Marta, Vinícius Oliveira, as crianças se sentem valorizadas e inspiradas ao receberem visitas internacionais.
- Esses encontros somam muito ao nosso projeto. Hoje, uma nova realidade é apresentada a estas crianças e adolescentes – afirmou ele.
Moradora do morro Pavão-Pavãozinho, Geisa Ferreira, de 16 anos, contou que há dois anos faz parte do Projeto Social pela Música.
- Fico feliz por acreditarem na minha futura carreira e em mim – disse.
A jovem já se apresentou com o grupo, que é regido pela maestrina Fiorella Solares e conta com 80 crianças, no Theatro Municipal, no Museu de Belas Artes e em centros culturais.
- Integrar esse projeto e ter contato com artistas aumenta a autoestima desses jovens – disse Fiorella Solares.
As violinistas Vanessa e Verônica Cedillo recebem do Comandante da CIPM-Mus, Cap Músico Ronaldo Almeida, dois DVDs, um da Banda Sinfônica da PMERJ e um da Big Band 190 .
As violinistas e Fiorella Solares, maestrina e responsável pelo Projeto Social de Música no Morro Santa Marta.
As violinistas com o Subcomandante da UPP Santa Marta, Ten Vinícius Oliveira.
Reportagem transcrita do Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Subsecretaria de Comunicação
Fotos: Clarice Castro
Link do Site de Notícias das UPP