Pesquisar neste blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Impressões do Festival de Rio das Ostras

Carlos Calado - jornalista e crítico musical
Jornalista e crítico musical, desde a década de 1980 venho cobrindo shows e festivais de música em diversos países. Editei a "Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira" (2010), da qual sou um dos autores. Escrevi e editei os 20 volumes da "Coleção Folha Clássicos do Jazz" (2007-2008). Sou autor também dos livros "Tropicália: a História de Uma Revolução Musical" (1997), "A Divina Comédia dos Mutantes" (1995) e "O Jazz como Espetáculo" (1990), entre outros.

Naipe de saxofones da Big Band 190 / Photo by Carlos Calado



"Surpresa da noite, a afiada Big Band 190, formada por músicos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, deliciou a plateia com suingados arranjos de temas de jazz e da música instrumental brasileira, como “Spain” (Chick Corea) e “Melancia” (Rique Pantoja), além do soul-jazz “John Brown’s Other Body” (Woody Herman), com destaque para o solo de sax tenor do sargento Geovani, do Exército. Uma big band muito bem ensaiada, com um repertório moderno, que merece ser ouvida no resto do país. "
Carlos Calado

Link:

Hilary Brown - Downbeat Magazine
Abaixo segue o link e a tradução do texto publicado na Downbeat Magazine, a bíblia do Jazz, a maior revista do gênero no mundo que pela primeira vez veio cobrir o Festival. A única foto da matéria é da Big Band 190:


Rio Das Ostras fornece sabores locais, com Blues cativante na noite de abertura
O acampamento de Costazul transformou-se em uma autêntica "Cidade do Jazz", durante o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que começou quarta-feira à noite, 6 de Junho, com uma dose adequada de talentos locais. Mesmo na noite de abertura em Rio Das Ostras, Brasil, uma casa cheia de fãs internacionais se aventurou a duas horas e meia fora do Rio de Janeiro para ver um programa repleto de precisas big bands, grandes nomes da guitarra caseiros e um tributo ardente ao American blues eletrificado. O festival, que celebra seu aniversário de 10 anos neste verão, está programado para acontecer até domingo, 10 de junho, em vários palcos públicos perto da costa em toda a cidade.


Big Band 190, um conjunto de metais da Companhia Independente de Músicos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, mostrou suas habilidades coletivas do swing, mas permitiu bastante tempo para solos circularem pelo palco. O grupo serviu-se de várias músicas locais favoritas, mas não deixou de tocar standards, como "When The Saints Go Marching In", o centro das atenções das flautas do conjunto. A virada de jogo surpreendente para o repertório de uma banda grande, "Spain" de Chick Corea, manteve a multidão em movimento, com os músicos militares permanecendo na expectativa firmes e compostos.

Downbeat estará oferecendo cobertura online do Rio Das Ostras festival durante a semana. Para mais informações sobre Rio das Ostras, visite o site do festival.

Hilary Brown



Link:



Portal da Prefeitura de Rio das Ostras

"... a Big Band 190, da Polícia Militar, surpreendeu a todos numa bela apresentação musical, mostrando que é possível sim unir a segurança com arte."

Link:



JB Online - Jornal da Baixada 
A Big Band 190 foi a surpresa da noite. Todo mundo pensava que seria uma daquelas bandas convidadas para tocar em inauguração de praça pública, mas os caras mostraram que têm competência profissional. Todos os músicos são do quadro da PM do Rio de Janeiro, mas são pagos para se dedicar exclusivamente à música.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário