Pesquisar neste blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Polícia Militar usa a música como integração de comunidades da cidade

Projeto teve início hoje, 02 de junho e a primeira unidade a ser beneficiada foi a Escola Ayrton Senna, localizada no Morro do Estado, no Centro, comunidade que deve receber UPP
No lugar de fuzis, violão e flauta. Em vez do assustador barulho de tiros, música e arte. Policiais do 12º BPM (Niterói) encontraram uma maneira diferente de se aproximar dos moradores de comunidades carentes de Niterói: ensinando teoria musical a crianças da rede municipal de ensino. O projeto que teve início hoje beneficia como primeira unidade a Escola Municipal Ayrton Senna, localizada no Morro do Estado, no Centro, comunidade que deverá receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) até o fim do ano.
Uma aula experimental, realizada na semana passada provocou a euforia de crianças. Cerca de 20 policiais da banda do batalhão de Niterói levaram vários instrumentos de sopro e corda para apresentar aos futuros alunos. E para conquistar a “plateia”. Os PMs voltaram a ser crianças e relembraram grandes clássicos do universo infantil.
“Eles tocaram as músicas do Pica-Pau, da Pantera Cor-de-rosa, Atirei o Pau no Gato, Parabéns, o Cai-cai balão. Mas eu gostei mesmo quando tocaram o hino do meu time de coração. Eu adorei e fiquei querendo aprender também”, disse um estudante do 5º ano, de 9 anos.
Grande parte dos estudantes já manifestou a vontade de participar das aulas, que serão ministradas na própria escola e na sede do batalhão, na Rua Jansen de Melo, no Centro. Assim os policiais esperam que as crianças tenham confiança de recebê-los em seu espaço, da mesma forma que se sintam à vontade quando visitarem o ambiente da polícia.
O maior incentivador do projeto e subcomandante do 12º BPM, tenente-coronel Jorge Luiz da Silva Júnior, falou sobre os efeitos esperados pelo programa.
“A música é algo maravilhoso, que contagia qualquer pessoa, em especial as crianças. Eu me apaixonei por essa arte quando era criança, fazendo aulas de canto e teoria musical. Queria dar essa chance também a esses estudantes, principalmente, porque muitos deles nunca teriam essa oportunidade. Todos os policiais da banda são músicos profissionais e com muita experiência para passar aos alunos”, disse Jorge Luiz, ressaltando que muitos deles chegaram a tocar com cantores famosos como Alcione e Milton Nascimento.
A diretora da Ayrton Sena, professora Cristiane Rose Jerônimo, de 40 anos, elogiou a atuação dos policiais diante de um público tão diferente do que eles estão acostumados.
“Eles souberam falar a linguagem das crianças e elas ficaram super empolgadas para as aulas. Eles têm poucos momentos como esse, então tudo vira festa. Os policiais contaram suas trajetórias e acho que conseguiram conquistar a admiração deles”, disse.
Ampliação - O projeto deverá ser expandido para outras unidades da rede, na medida em que a polícia militar for conseguindo investimentos para a aquisição de novos instrumentos. A Secretaria municipal de Educação procura também outros músicos profissionais que queiram atuar como voluntários do projeto.
“Como educadora, acho que esse contato é muito importante para a formação social dessas crianças, porque desmistifica o possível julgamento negativo em relação à polícia. Faz com que eles reconheçam o policial como elemento importante na vida da sua comunidade e não apenas como alguém que só aparece nos momentos de crise. Estamos muito agradecidos ao batalhão”, declarou a secretária de Educação de Niterói, professora Maria Inês de Oliveira.


Fernanda Pereira - transcrito do site do Jornal O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário